Proliferação dos Javalis.
Prezado Amigo Atirador e/ou Caçador,
Os javalis e seus hidridos com o porco doméstico são animais agressivos, onívoros, de grande capacidade de reprodução podendo dobrar sua população em apenas 6 meses e que causam grande impacto aos cultivos, criações e meio ambiente. Alguns produtores no estado já sofreram grandes prejuízos financeiros e devido a alta incidência já tiveram áreas condenadas para o plantio de milho devido a grande incidência desses animais que também têm destruido lavouras de cana-de-açucar e de mandioca. Em anexo há uma foto de um animal de quase 200kg abatido recentemente próximo a Sete Lagoas/MG.
Em virtude de estarmos presenciando um grande aumento dos relatos de danos e ataques causados por javalis em todo o estado foi criado um Grupo de Trabalho para o Controle da População de Javalis em Minas Gerais- "GT Javali" composto por produtores rurais, técnicos, profissionais e pesquisadores do agronegócio, atiradores, caçadores e com apoio da FMTE, com a intenção de controlar a expansão dessa praga em nosso estado.
Os estados de SC e RS já possuem portarias estaduais liberando o abate enquanto aqui no estado diversos produtores têm tido suas armas apreendidas e tem recebido multas ao tentar defender suas propriedades, além disso no final do ano passado um agricultor foi morto ao ser atacado por um javali em Ibiá/MG. Estamos nos unindo em um esforço SEM CUSTO AOS PRODUTORES somente solicitando aos mesmos que preencham a ficha em anexo e que sigam as instruções para registrar oficialmente os danos e ataques junto às autoridades e que nos enviem uma cópia desses registros.
É MUITO IMPORTANTE A COLABORAÇÃO DE TODOS
De posse desses registros estaremos solicitando apoio à FAEMG, para pedir à Secretaria Estadual de Agricultura uma portaria que declare estes animais nocivos e libere o abate deste animais em todo o estado, assim como foi feito no RS e SC. Dessa maneira os produtores rurais e quem o mesmo convidar a sua propriedade poderão abater estes animais sem quaisquer inconvenientes com a justiça.
POR FAVOR ENCAMINHE ESTA MENSAGEM PARA OUTROS ATIRADORES, CAÇADORES, PRODUTORES RURAIS, TÉCNICOS, AUTORIDADES MUNICIPAIS E/OU SINDICATOS RURAIS
Desde já agradecemos a colaboração de todos e ficamos a disposição para qualquer esclarecimento,
--
Eng. Agr. Rafael Salerno
Coordenador GT Javali
www.plantadiretobrasil.blogspot.com
MSN: agrosalerno@hotmail.com
skype: panda_br
+55-31-9882-7421
Ficha para comunicação aos Orgãos Competentes.
Prezado produtor rural, técnico ou extensionista favor preencher os dados abaixo e protocolar junto ao escritório mais próximo do IMA solicitando ao técnico do IMA o envio de cópia para o Sr. Sérgio Monteiro do GDA/IMA (sergio.monteiro@ima.mg.gov.br), além disso solicite um Boletim de Ocorrência na Policia Florestal.
É fundamental também pedir que o presidente do Sindicato Rural local encaminhe estes dados à FAEMG em BH/MG o que pode ser feito enviando email para o Dr. Francisco Barbosa do Depto Juridico ( fbarbosa@faemg.org.br ) e Eng. Agr. Padovani do Depto Técnico (padovani@faemg.org.br)
Favor enviar cópia desta ficha para o Eng. Agr. Rafael Salerno ( Rafael.salerno@gmail.com) responsável pelo Grupo de trabalho para o controle do Javali e seus híbridos em MG. |
Nome da Propriedade:
Localização:
Nome do proprietário, endereço e telefones para contato:
Descreva os danos causados (Cultivos, criações e/ou outros):
Qual o valor estimado do prejuízo financeiro?
Os animais foram avistados, quantos eram?
Possui fotos dos danos ou dos animais?