CARABINA DE AR COMPRIMIDO
CARABINA DE AR COMPRIMIDO
(Fonte: Armas de Pressão: Ciência e Técnicas de Tiro, Nelson L. de Faria)
Ar Comprimido ou Pressão?
Alguns dizem Armas de Ar Comprimido.
Outros dizem Armas de Pressão.
Há aqueles que procuram definir, como Ar Comprimido, as armas de ar pré-carregadas (PCP) e, como Armas de Pressão, as armas que operam por ação por mola e pistão.
Na verdade, à exceção das Armas de CO2, todas as referidas armas são de Ar Comprimido. A Pressão é o resultado da ação do ar ou do gás, conforme segue a seguir:
1. MOLA E PISTÃO: Nesse sistema, o ar é comprimido pelo pistão, sobre o qual atua a mola, quando o gatilho é pressionado. O ar, então é comprimido na câmara e, ao ser forçado por um orifício menor, impulsiona o projétil (no caso, o chumbinho).
2. PISTÃO A GÁS: Esse sistema é bastante peculiar, pois, o nitrogênio (que assume a função da mola) contido no cilindro é comprimido pela ação da alavanca e, ao ser liberado, impulsiona o êmbolo que atua sobre o pistão e comprime o ar na câmara, como ocorre no sistema MOLA E PISTÃO.
3. AR PRÉ-CARREGADO (PCP) – Pneumático: Nesse sistema, o ar é armazenado, previamente comprimido, dentro de um cilindro e libera pressão através de válvula.
4. BOMBA – Pneumático: Consiste de bombear o ar no cilindro da arma.
5. CO2: Esse é o único sistema que não trata de ar comprimido, pois o CO2 é um tipo de gás.
Por definição, Arma de Pressão é toda arma de ar comprimido que utiliza, como sistema propulsor, o ar comprimido pré-carregado e armazenado em reservatório selado, as armas que comprimem o ar por ação de mola mecânica helicoidal ou mola pneumática e também as armas que utilizam gás CO2, armazenado em cilindros fixos ou removíveis, de pequenas dimensões, para o lançamento de projéteis de baixa energia, sem a utilização de propelente explosivo.
PRÓXIMA POSTAGEM: tipos de armas de ar comprimido.